Sobre nós

O blog O TEU ESPAÇO é uma iniciativa do projecto de Educação Sexual do Gabinete de Apoio ao Jovem da Escola E.B. 2/3 Poeta Emiliano da Costa (Estoi) e da responsabilidade das psicólogas Sofia Justino e Eliana Calixto.

A elaboração deste blog tem, desde o seu começo, um objectivo muito específico, que é o de assegurar aos alunos das turmas do 8º ano (Ano Lectivo 2008/2009), da supracitada escola, acompanhamento e apoio efectivo na realização das suas actividades no âmbito do projecto Jornadas "Adolescente: Um Ser Capaz".

Este projecto foi desenvolvido por psicólogas voluntárias e posto em prática com o apoio de professores no âmbito da disciplina de Área de Projecto das respectivas turmas. O objectivo central desta mobilização foi o de promover uma sexualidade saudável e responsável numa população-alvo de alunos avaliados como potenciais agentes de comportamentos sexuais de risco.

A metodologia aplicada centra-se na realização de actividades escolhidas por cada grupo de acordo com as suas preferências e competências, sendo o único requisito a inclusão da temática sexualidade. A utilização deste método pretende fomentar uma aprendizagem, que embora supervisionada, seja auto-regulada e auto-motivada. A supervisão realizada tentou-se que fosse menos intrusiva possível no processo criativo, contudo alerta e disponível para responder às necessidades e questões de cada indivíduo no âmbito da temática da sexualidade.

Aquando do término do corrente período (2º período) realizou-se um evento aberto à comunidade escolar, Jornadas "Adolescente: Um Ser Capaz“, cujo objectivo consistia, não só na apresentação das actividades realizadas, como enriquecer a aprendizagem com o convite a vários oradores para explorarem diferentes aspectos da sexualidade.
Com a realização das Jornadas esperámos atingir um culminar e consolidar do processo de aprendizagem dos alunos, pelo envolvimento dos mesmos numa iniciativa de Educação Sexual em que foram intervenientes activos.

Desta forma, este está construído para responder a esse propósito. Ou seja, este blog não deve ser abordado, por pessoas exteriores ao projecto, com o intuito de pesquisa de informação relativa à sexualidade ou à educação sexual.