Recursos teóricos para Pais e Educadores

Nesta secção pretendemos disponibilizar diversos recursos acerca de Sexualidade e Educação Sexual que consideramos relevantes.
Assim, tentaremos manter uma actualização constante desta área no que consta aos diversos conteúdos.
Para uma maior abrangência de temas, dados e resultados vamos disponibilizar recursos em diversas línguas.

SITES
Página da DGIDC sobre a Sexualidade
Página da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular sobre a Sexualidade, enquanto temática prioritária a abordar na Educação para a Saúde. O mesmo site apresenta a legislação associada ao tema, alguns recursos que podem ser consultados e utilizados e inclui uma hiperligação para os resultados do Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES).

Portal de Saúde do Ministério da Saúde
Site da responsabilidade do Ministério da Saúde que apresenta as principais linhas orientadoras da Educação Sexual nas escolas, para além de sublinhas a necessidade de Educação Sexual nos diferentes niveis de ensino e o tipo de competências que devem adquirir.

Aventura Social
O Projecto Aventra Social, sediado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH) e Centro da Malária e Outras Doenças Tropicais / Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a desenvolver diversas investigações no domínio da promoção da saúde e comportamento social. Dentro destes temas encontram-se pesquisas e estudos no âmbito da promoção da Saúde Sexual dos jovens. É um site versátil, pois ao mesmo tempo que disponibiliza recursos para educadores e outros profissionais, inclui igualmente áreas mais vocacionadas para a formação e alerta dos mais jovens.

Associação para o Planeamento da Família (APF)  - Secção Educação Sexual
Este link redirecciona directamente para a secção relativa à Educação Sexual da APF, no entanto esta página inclui outros conteúdos no âmbito da Sexualidade. No âmbito específico da Educação Sexual, a APF apresenta dois Centros de Recursos para trabalhar o tema, um mais direccionado para os professores e o outro para os pais. Adicionalmente, disponibiliza outro tipo de informação na área de interesse.

Sexualidades
A informação contida neste site destina-se a fornecer dados, conselhos e elementos de consulta sobre tópicos de saúde relacionados com a sexualidade e outros temas com ela directa ou indirectamente articulados.

Educação-TE - Educação Sexual
Secção sobre Educação Sexual do site Educação.TE. Site este mais orientado para professores e para a prática da sua profissão.


ARTIGOS E TRABALHOS

Representações spciais da educação sexual em adolescentes
Secção do Livro de Actas do 3º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. O estudo tem como objectivo estudar as representações sociais da educação sexual, numa população de adolescentes e averiguar quais as diferenças entre dois grupos de idade, as faixas etárias dos l O-13 anos e a dos 15-20 anos.
Educação sexual no 1º CEB : concepções, obstáculos e argumentos dos professores para a sua (não) consecução
Dissertação de Doutoramento no Ramo de Estudos da Criança que incide na identificação de concepções, obstáculos e argumentos dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) no domínio da Educação Sexual.

Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) survey - Sexual Health
Este curto relatório está vocacionado para sublinhar aspectos da saúde dos jovens de Gales. Este relatório compara os dados de Saúde Sexual de jovens Gales com os de outros países europeus da rede da HBSC.

Key Findings from the 2006 Scottish Health Behaviour in School-aged Children Study
Este artigo apresenta os principais resultados do estudo de 2006 da HBSC.


Health Behaviours of Scottish Schoolchildren: Technical Report 2: Sexual Health in the 1990s
Este relatório apresenta os resultados acerca da Saúde Sexual de 63.000 jovens de 15 anos a frequentar a escola na Escócia em 1998.

Health and Health Behaviour among Young People
Documento nº1 de uma Série das Politicas defendidas pela Organização Mundial de Saúde para crianças e adolescentes (Health Policy for Children and Adolescents - HEPCA). Este documento, baseado no inquérito internacional da HBSC e outros estudos internacionalmente relevantes, de entre outras temáticas apresenta um capítulo dedicado ao comportamento sexual.

MOTORES DE PESQUISA (mais específicos)

Universidade do Minho (em português)

ERIC - Education Resource Information Center (em inglês)